quinta-feira, 9 de setembro de 2010


PRIMEIRO CAMPEONATO DE AVEIRO 1961 – 1962


Em 1960 ou seja , no mês de Outubro o clube tentou inscrever-se no campeonato de promoção , mas encontrou vários escolhos que lhe sonegou esta vontade : o campo não tinha as medidas , não possuía infra estruturas ( balneários , vedações ) e a sua posição na disposição estava incorrecta. Então a direcção propôs como meta o ano de 1961 – 62 para o clube começar a competir no dito campeonato. A direcção , que também era comissão de obras , colocou o campo na posição legal , ou seja , o da actualidade , construindo balneários , casa de equipamentos , onde duas pessoas seriam quase durante mais de 20 anos ,como os segundos pais para muitas gerações : refiro-me ao Sr. Augusto e a Sra. Dolores. Muitos jovens começaram a praticar o futebol ainda não federado , no qual este desporto rapidamente se tornou num fenómeno. Da foto acima de 1960 , seria de grande parte desta equipa os primeiros atletas inscritos , mas na mesma havia impedimento de 3 jogadores que já eram federados e que 2 entrariam para o clube anos depois : refiro-me ao Aurélio ,que era jogador do Feirense, Rodrigues , do U. de Lamas e em 1961 – 62 seria treinador , sendo depois em 1962, 1963 e 1964 atleta e o Rodrigo , jogou nos juniores do Feirense e nunca cá jogou; davam uma ajuda em campo , participando em jogos não oficiais , foram cativadores de varias equipas que se formavam e alfobres de atletas de futuro. Todos os restantes fizeram parte da primeira equipa , exceptuando o Carlos Honório , quis o destino que : “ em 19 de Dezembro de 1961 , um violento incêndio destruiu parte da fabrica de madeiras Sociedade Industrial Brandoense Lda. No incêndio foi mortalmente atingido o Sr. Carlos Honório Vieira Pinto , filho do sócio da unidade fabril , quando se arriscava a salvar uma viatura da fabrica de serração. O trágico acidente perdeu a vida o jovem brandoense , onde era muito estimado na localidade e era guarda redes do novel clube local , o clube desportivo Paços de Brandão “ ( correio da feira , 22 de Dezembro de 1961 ). O Carlos Honório era um formidável entusiasta do futebol e a sua morte foi muito sentida entre os jovens , e em sua memória muitos participaram no primeiro campeonato em sua memória.

Quando na época 1961 – 1962 o nosso clube entrou a competir , era uma formação sem experiência e por isso com poucas expectativas quanto à subida de divisão , que apesar de o campeonato ser disputado por 4 equipas , as possibilidades eram reduzidas . O Sorteio do Campeonato Distrital da II Divisão realizou-se a 27 de Janeiro de 1962 com a presença de quatro concorrentes , Alba , Anadia , Bustelo e P. Brandão , cujo se realiza a duas voltas e os dois primeiros disputarão o titulo e a subida á 1ª- Divisão. O Campeonato começou a 26 de Fevereiro , tendo o clube local recebido o Alba , cujo resultado cifrou-se em 0-5 favorável ao clube visitante , a equipa brandoense alinhou com : Manuel António , Pinheira , Lopes , Ribeiro , Rios , Almeida , Belinha , Elísio , Mário , Espinheira e Figueiredo ; suplentes : Rogério, Brito e Vítor Luís. Este jogo foi totalmente dominado pelo Alba , estando ligado ao jogo dois episódios , que se tornaram inesquecíveis : com o resultado em 0-4 o clube local teve um penalti a seu favor , cujo o marcador foi Brito , deu um pontapé tão torto que a bola saiu junto á bandeirola , perante a risada total ; o outro foi ainda com o mesmo score um penalti contra a equipa local , tendo o Rogério defendido , no meio da alegria os nossos jogadores invadiram a área a abraçar o herói , chegando a pegar a bola com a mão e por isso a penalti foi repetido , tendo o atleta do Alba concretizado o 5º- golo.

O Clube terminou o campeonato em ultimo com apenas 1 ponto mercê do empate em casa no ultimo jogo , contra o Bustelo a 1-1: ( No dia 25 de Março , realizou-se nesta localidade o ultimo desafio de futebol a contar para o campeonato distrital da II divisão de Aveiro , entre o C.D. P. Brandão e o C.D. Bustelo, que terminou com um empate a 1 bola. Pelo clube local alinharam : Manuel António , Almeida , Rios e Belinha; Manuel Lopes e Vítor Luis ; Elísio , Figueiredo , Brito , Mário e Chico. Suplentes : Rogério , Pinheira , Ângelo e Ribeiro. Os nossos jogadores actuaram dentro da bitola habitual , à excepção de Manuel António que fez uma grande exibição , apesar de ter tido culpa no golo sofrido . O autor do golo foi o Figueiredo , cujo foi muito saudado e aplaudido , porque em 6 jogos este foi o único conseguido pelo clube local . ( Noticias – Semanário das Terras de Santa Maria , de 02-04- 1962 ) Devida á falta de noticias escritas e também por muitas brancas dos atletas de então , só consegui encontrar os resultados : 3-0 contra o Bustelo , 4- o em Anadia . Quanto aos dois em falta , até ao momento não foi possível saber. Como remate final vou recordar os nomes dos atletas da 1ª- época : Carlos Alberto Ferreira , Aires de Almeida e Sousa , João Alves Ribeiro , Fernando Gonçalves Oliveira , Rogério Ferreira da Silva , Victor Luís Sá dos Reis , José Fernando Silva Lopes , José Almeida de Oliveira ( Espinheira ) , Baltazar Pereira Campos , Joaquim Figueiredo da Rocha , Manuel António Oliveira , Manuel Lopes da Silva , Fernando Carvalho Alves , Manuel Monteiro da Costa , Elísio Couto , José Brito , Luís Rios , Mário de Oliveira Belinha , Ângelo Santos , Francisco Reis , Mário Alves Ferreira e Valdemar Gomes Pereira. O Leme do Treino ficou a cargo de José Rodrigues , que na altura era atleta do União de Lamas e exercia a função no nosso clube de treinador.

Como ponto final : O Alba foi o vencedor , sendo o Anadia o apurado para os jogos de Competência e subiu de divisão após vitoria sobre o Estarreja por 1-0. Só que na época de 1962 – 63 aparecem 14 equipas na 1ª- Divisão Distrital , entre as quais o Alba , Anadia , Bustelo e o Paços de Brandão , ou seja todas as equipas da II divisão de 1961 – 62, aparecem na época seguinte na I Divisão de Aveiro mais as dez equipas da ÉPOCA ANTERIOR


Sem comentários: