terça-feira, 21 de setembro de 2010

EPOCA 1970-71



Parte do elenco de 1970-71 : Barroca , Américo , Leite , Betinho , Samuel , Inácio , Bouçon , Tavares , Correia , David , José Artur … durante a visita do presidente da Republica em 1970.


Juniores 1970-71 : Tono Couta , Nascimento , Tarene , Marques , Paulino , Zé Luís e Soqueiro. ; em baixo : Correia , Zé Artur , Samuel , Correia , Betinho e Inácio.

ÉPOCA 1970 -71

DEIXAR FUGIR O PÁSSARO NO ULTIMO MOMENTO ( JUNIORES E SENIORES )

O clube partiu para esta época com muitas expectativas , mas de novo por 3 pontos não conseguiu a almejada subida aos Nacionais , num Campeonato que incluía : Anadia , O. Bairro , Águeda , Valonguense , Cucujães , Arrifanense , Mealhada , S. J. VER , Esmoriz , Paivense , Pejão , Ovarense e Estarreja , ficando marcada nesta época as 3 ultimas jornadas , polémicas , no mínimo escandalosas que prejudicaram a classificação final : em Águeda foram sonegadas duas grandes penalidades e o golo da vitória da equipa foi irregular , cuja derrota deixou mossas , sendo que o jogo seguinte com o Bustelo , transbordou a ira dos brandoenses , num empate inventado por uma equipa de arbitragem que sabia ao que vinha ; por isso o ultimo jogo em Arrifana , a equipa apresentou-se fragilizada e perdeu naturalmente , cedendo o 4º- lugar ao Arrifanense , que faria companhia ao Anadia , Águeda e o Oliveira do Bairro , terminando com 67 pontos e o 5º- lugar como consolação . Ainda na primeira volta , o Paços bateu o então líder O. Bairro por 2-0 e o Correio da Feira escrevia : “ grande vitória dos brandoenses , que dominaram a partida de principio ao fim , num conjunto onde se ressalvam os dois avançados , Arlindo e Eusébio, ambos com um golo , ficando na retina a excelente mobilidade do jovem , Tono Belinha , que rendilhou no terreno jogadas de técnica superior ; o clube brandoense alinhou com : Armando , Moreira , Aurélio , Reis e Raio ; Américo , Mário e Serrano ; Tono , Arlindo e Eusébio .” O clube deu sempre luta contrariando o favoritismo das equipas da Bairrada , mas as lesões de alguns jogadores fulcrais debilitou o conjunto , tendo sido necessário incluir juniores na equipa , por isso depois da derrota por 4-0 em O. Bairro , quando se encontrava em 1º- lugar , jamais se encontrou cedendo dois empates com o Estarreja e Valonguense , perderia em Águeda todas as veleidades da subida por 2-1 e perdeu por arrasto dois jogadores fundamentais até ao fim da época : Américo e Aurélio . Mesmo tendo em conta todas estas contrariedades resume-se a época como positiva , fazendo já alvitrar que o clube estava perto da subida aos nacionais , o que viria a suceder no ano seguinte … De recordar os atletas dessa época e o começo da era dos Belinha em que já contava com 3 : Mário , Zeca e Tono , 7 ex juniores ( Serrano , Crispim , Tony Rocha , Samuel , Raio , Jorge e Jaime ) e 2 avançados africanos : Arlindo e Eusébio , o fafense Armando ( guarda redes de elevada categoria ) , os espinhenses , Bouçon e Santos , os da casa , Moreira , Aurélio , Reis , os eternos guarda redes : Manuel António e Silva ) e que seriam a despedida para ambos , o eterno Camboa , entre outros …

JUNIORES : Tal como os seniores os juniores morreram na praia , quando tinha tudo para se tornar campeão de Aveiro , perdeu no ultimo jogo em Estarreja por 0-3 , dando o titulo ao Avanca . Depois de um campeonato quase imaculado , esta derrota ainda é hoje recordada , porque marcou uma geração , em que seriam anos depois atletas dos seniores , alguns seriam campeões no ano seguinte na dobradinha : seniores e juniores. A equipa ficou englobada na zona A , que era composta pelas equipas : Avanca , Lourosa , Ovarense , Lamas , Cortegaça , Espinho , Estarreja , Esmoriz e Paços de Brandão , onde a supremacia da nossa equipa só soçobrou , inexplicavelmente , no ultimo jogo . De salientar as vitórias sobre o Lamas e o Lourosa , da vitoria sobre o Espinho por 3-2 , depois de reviravolta de 0-2 em 3-2 e do empate a 2-2 na Costa verde quando a 10 minutos do fim perdíamos por 0-2 e empatamos , numa celebre jogatana de Inácio ; quem subiu seria o Avanca que ganhamos em casa por 3-0 e empatamos a 0-0 lá na segunda volta , mas alguns resultados arranjados manteve o Avanca a 1 ponto dos brandoenses até á ultima jornada , bastando um empate para a nossa equipa , mas os nervos e um dia aziago derrubou as nossas intenções , cuja derrota beneficiou o Avanca que ganhando ao Lamas , ganharia a série … Foi de tal modo a desilusão que muitos destes atletas abandonaram o futebol , mas a maioria continuaria no clube e seriam nos anos seguintes viveiro dos seniores …

Sem comentários: