sexta-feira, 8 de maio de 2009

historia do futebol em paços de brandão

BREVE HISTORIA DO FUTEBOL EM PAÇOS DE BRANDÃO - ( 1922 – 2008 )

1º- década de 1920 a 1930
2º- os campeonatos da liga do p.b.f.c.. e da s.u.d. nas décadas de 20 , 30 e 40
3º- as figuras e o fim do futebol em 1942
4º- as equipas amadoras na década de 50
5º- a fundação do c.d.p.b. em 1960
6º- os campeonatos regionais e nacionais
7º- as camadas jovens
8º- inauguração do novo recinto de jogos
9º- figuras nestes 50 anos do clube
10º- o futuro


O COMEÇO DO FUTEBOL NA LOCALIDADE

1º- AS DECADAS DE 20 E 30

O gosto pela pratica do futebol começou por volta de 192o ou 1921 , impulsionado pela juventude que praticava este desporto no antigo campo da PRAÇA , paredes meias com a antiga feira dos 7. Segundo relatos proferidos pelo falecido Aires de Sousa , a malta da altura jogava com bolas de trapos nos fins de tarde de verão e nas noites de luar, um “ football “ rudimentar , mas sobrava em vontade da prática e de muitas lesões nos pés , pois era praticado ao pé descalço . Este tipo de desporto alcançou tal longitude que, em Março de1922 foi fundado o PAÇOS DE BRANDÃO F.C , tornando-se mesmo o clube numero 1 inscrito na Associação de Aveiro em 1925, com sede em Ovar e foram fundadores : Adelino de Sá Ferreira Alves , Dr. Manuel Brandão , Joaquim Ferreira Macedo , José Rosas, António Pinto Coelho Júnior , Américo Coelho Relvas e Florentino Monteiro. Dos 12 clubes que começaram o primeiro campeonato de Aveiro , do concelho não havia mais nenhum e o mais próximo era o Espinho , daí a importância deste feito , numa das muitas causas em que a nossa terra foi pioneira .
Na falta de arquivos escritos do período 1921 a 1923 não se sabe qual o primeiro clube da nossa terra , mas o Aires de Sousa falava numa equipa amadora denominada de “ União Brandoense “, que fizera vários confrontos com a “ Mocidade de Oleiros “, cujos confrontos eram já eivados de enorme entusiasmo e rivalidade, tendo por isso jogado também contra o Paços de Brandão F.C , na altura, tal como tinha acontecido com as tunas , havia duas equipas na freguesia , rivais e muito bairristas .
Segundo relatos pela pena de ORIMAR da FINA dizia que :
“ o primeiro clube nasceu dum outro existente e os seus progenitores , entre muitos , Joaquim de Sá Rosas , José Rosas , José Reis , José Brandão , Aires de Sousa , António Sousa , o Peneira ,etc. , já praticavam esta modalidade já há algum tempo .. Que se saiba estes possuíam um campo próprio para a pratica do futebol , mas a Associação de Aveiro , sediada em Ovar ,dada as exiguidades da sua largura e comprimento do recinto , não foram aprovadas e , portanto não seria permitido jogos de competição associativa. Apenas se realizaram jogos particulares de amadores , hoje considerados campeonato da Inatel , porque era muito pequenito , mas lembro-me bem por , uma segunda feira das festas de Agosto , jogando cá o Grupo do Banco Borges e Irmão , do Porto , como criança que era , furei pela multidão e apanhei uma bofetada do meu Avô que era o porteiro … corria o ano de 1923 ou 1924 . Pena foi , como tantas outras que aconteceram e que continuam a acontecer , não se escreveram actas. Se estas fossem feitas ( como os Estatutos agora em vigor , ordenam e obrigam , mas que nem todas as direcções o fazem ), teríamos hoje fontes fidedignas por onde nos poderíamos guiar e escrever com certeza ou gafes … Este campo , Campo da Praça , foi feito no ano de 1924, era vedado a madeira e acabou em 1929 , com a construção do Campo das Ameixoeiras , e os terrenos para a construção da escola o Arraial “.
Em 1924 na edição do semanário “ CORREIO DA FEIRA “ de 5 de Março relatava o seguinte :
“ Está-se desenvolvendo neste concelho o gosto por este género de Sport , havendo já em algumas localidades campos apreciáveis , onde a mocidade fisicamente se desenvolve e educa. Paços de Brandão , freguesia das mais ricas do concelho na industria e no comercio , tem o seu campo belamente instalado no centro da povoação , paredes meias do frondoso largo da Praça e do vasto largo da feira dos 7 . Campo alegável e enxuto e também com excelentes vistas com as povoações e paisagens que o circundam á distancia . São dignos dos maiores elogios os “sportmans “ do Paços de Brandão Football Clube e o convite para assistirmos a uma festa sportiva que na tarde de amanhã tem lugar neste magnifico recinto . A atraente festa consiste em dois confrontos entre o team de Paços de Brandão F.C contra o Sport Operário Sanjoanense , e , entre União Brandoense Football Clube e o Francelos Football Clube .”
Este artigo levanta uma grande incógnita em que já havia 2 equipas na localidade , contrariando a tese que o S.U.D. começou muito mais cedo do que se diz ou então este , o U.B.F.C , nada tem a haver com este … mas como iremos ver mais adiante , o grupo S.U.D. reivindica ser o clube mais antigo da freguesia , porque diz ser formado a partir de elementos que tinham pertencido á União Brandoense , por isso anterior ao P.B.F.C. … Na altura deste artigo a União Brandoense tinha somente equipas jovens , infantis e juvenis ,por isso realizava alguns jogos com o convite do clube das primeiras da localidade , aparecendo somente em 1927 em seniores , após dissidências entre directores pertencentes ao Paços de Brandão Football Clube , que originou a formação da Sociedade União Desportiva , com campo próprio no lugar da Estação , nos terrenos onde hoje se encontra a Fabrica do Dragão , terminando no ano de 1942 . Como não há registos ficamos pela incerteza …
No seguimento do artigo de 1924 , o correspondente local relatava :
“” Realizaram-se no domingo no campo desta freguesia, os dois anunciados desafios entre o team do Paços de Brandão Football Clube contra o Sport Operário Sanjoanense, e entre o União Brandoense Football Clube contra o Francelos Football Clube , estes dois últimos infantis . A assistência era numerosa e distinta , vendo-se muitas senhoras , cavalheiros e gente do povo entusiasmados com os interessantes desafios. Computou-se a assistência em mais de mil pessoas , rendendo entradas que eram voluntarias , uma boa soma de escudos para o cofre da Associação do Campo. O jogo teve as suas fases de entusiasmo por parte de todos os jogadores , ficando porém vencedores os dois grupos de Paços de Brandão , tendo as primeiras categorias vencido , 6 contra 2 , ganhando assim o artístico busto oferecido para premio do desafio pelo Sr. Luís Rios . A formação local era composto por : José de Azevedo Brandão , Dr. Manuel de Azevedo Brandão , António de Almeida e Sousa ( cortador ), Américo Alves Ferreira , António Cruz , Joaquim de Sá Rosas , Crispim Gomes Ribeiro , Augusto da Silva Pais , José Cruz , João Vieira de Castro e Celestino Alves Ferreira. No domingo 30 do corrente , haverá outro desafio entre o Paços de Brandão Football Clube e o Team de Bustelo. “””
Com o entusiasmo na modalidade , o clube local digladiava com as melhores equipas da região , vencia com enorme facilidade os adversários , que apesar do seu campo não ter as medidas regulamentares e não poder jogar em jogos oficiais , tornou-se num dos fundadores da A. F. Aveiro a 22 de Setembro de 1924 , com os seguintes clubes :
Paços de Brandão Foot Ball Clube
Associação Desportiva Ovarense
Associação Desportiva Sanjoanense
Clube dos Galitos ( Aveiro )
Fogueirense Foot Ball Clube
Sociedade Recreio Artistico ( Aveiro )
Sport Clube Anadia
Sport Clube Beira Mar
Sporting Clube Bustelo
Sporting Clube Espinho
Sporting Clube Oliveirense
União Desportiva Oliveirense

O primeiro campeonato foi disputado na época de 1924 – 1925 por 5 clubes , tendo sido ganho pelo Espinho . Em paralelo e devido ao adiantado da época , disputou-se um campeonato de iniciação , no qual participaram o Anadia , Ovarense , Sp. Oliveirense , União Oliveirense , Sanjoanense e Bustelo. A primeira jornada do primeiro campeonato realizada em 14 de Fevereiro de 1925 :
Bustelo 2 Sp. Oliveirense 1
Sporting Espinho 5 Cucujães 0
Sporting Espinho ( 2as categorias ) 2 Paços de Brandão 0
Beira – Mar 2 Galitos 0
Ovarense - Anadia - adiado.

Em entrevista no ano de 1934 ao semanário “ Defesa de Espinho “, o Dr. Manuel Brandão , declarou o seguinte :
“” o Paços de Brandão F. C. foi fundado em Março de 1922, por mim e pelos snrs : Joaquim Macedo , então presidente da junta , António Pinto Coelho júnior , Américo Coelho Relvas , Florentino Monteiro e José Rosas . Nessa altura poucas agremiações desportivas existiam no circuito e a não ser no nosso já velho Sporting Espinho , todos arrastavam uma vida mais que modesta . Os anos e algumas , tais como a Ovarense e o Clube de Galitos cresceram , tornaram-se grandes , ou porque à sorte os favorecessem ou porque , mais racionalmente , o meio populoso e apaixonado em que viviam a isso os conduzia .. Nós lá íamos , devagar , bem sabe as dificuldades do meio ... O problema do campo complicou tudo . Isso mesmo se passou em 1924 – 1925 . Nesta época concorremos ao Campeonato Distrital e fomos finalistas com o Espinho ( 2as categorias ).
Porque deixaram o campeonato a partir de 1926 ?
“ largos contos … Como sabe tínhamos um campo de jogos que foi construído por inúmeros sacrifícios , este estava no terrenos da Junta e esta por mesquinhas vinganças particulares e ajudada inexplicavelmente pela Câmara da Feira , pretendia vendê-lo , só que nos opusemos . Durante essa luta , que durou anos , nenhum desporto se praticou na minha terra . Em seu lugar uma obra social surgirá.. Os atletas da terra , uns foram para o Feirense , outros para Espinho e clubes da região e outros desistiram com o sucedido .
Mas construíram um novo campo ?
“” É verdade. Em 1931 – 1932 , Francisco Carvalho ( Maneta ) e Joaquim Rola lançaram-se a essa empresa e outros os ajudaram. E o nosso novo campo bem melhor que o antigo , fez reviver o P.B.F.C . Renasceu e concorreu nesta época 1931 – 1932 , pela segunda vez ao Campeonato da Promoção , conquistou o titulo e finalmente ingressou na Divisão Primeira .””

Sem comentários: