domingo, 21 de setembro de 2008



1º- AS ORIGENS DO FUTEBOL EM PAÇOS DE BRANDÃO



A primeira equipa de futebol na localidade apareceu no ano de 1920 com a denominação de União Brandoense Football Clube, devido á persistência de vários jovens que praticavam esta modalidade, no largo da Praça, no recinto da antiga Feira dos 7. Era uma agremiação de modelo de equipa de rua ou de bairro, sem sede ou estatutos, que praticavam futebol por paixão. Com a necessidade de tornar um verdadeiro clube, um punhado de Brandoense fundaram em Março de 1922, o Paços de Brandão Foot Ball Clube, com sede no largo da Praça e com campo próprio inaugurado em Março de 1924. Dos fundadores constam os nomes de: Dr. Manuel Brandão, José Rosas, Joaquim Ferreira Macedo, Américo Coelho Relvas, Florentino Monteiro, António Pinto Coelho júnior e Adelino Ferreira Alves. A primeira foto existente data de 1924, que está á direita...

No dia da inauguração dos campos de jogos, o semanário " Correio da Feira " referia "" que o recinto de jogos era arejado e enxuto, com balneários exíguos mas próprios para os atletas na muda de equipamentos e com óptima vista para as localidades vizinhas; apadrinharam este primeiro jogo as equipas: Sport Sanjoanense, União Brandoense e Francelos F.C; os jogos foram os seguintes: P.B.F.C -6 Sanjoanense 2, em primeiras equipas e União Brandoense 3, Francelos 1, estes em infantis...
Num artigo escrito por Orimar da Fina na revista Paços de Brandão, um modo de ser, dizia o seguinte : o primeiro clube nasceu dum outro já existente, e os seus progenitores entre muitos eram: Joaquim Sá Rosas, José Rosas, Aires de Sousa. António Sousa, Zé Brandão, Manuel Brandão, entre outros e já praticavam esta modalidade há algum tempo. Que se saiba, possuíam campo próprio, mas não era homologado devido às exíguas dimensões do campo, portanto não foram permitidos jogos oficiais. Pena foi, como tantas outras que aconteceram, não ter havido actas que relatassem factos, resultados e nomes de responsáveis de então, fontes fidedignas por onde nos poderíamos guiar sem cometer erros ou gafes " O que na verdade ficaram foram os relatos escritos pela mão de Joaquim de Sá Rosas ao semanário " Correio da feira " e relatos de antigos praticantes e das fotos existentes.

Estava dado o primeiro passo do futebol na localidade, mas que infelizmente atravessaria o deserto entre 1926 a 1930, devido a polémicas entre a Junta Local na altura, que era dona dos terrenos do campo e particulares que pretendiam que os mesmos fossem para a construção de obras sociais, que seria construído no local a Escola do Arraial. Mas enquanto a polémica não chegou, o P.B.F.C era a melhor equipa do concelho, batia em campo as equipas vizinhas, poucas vezes conheceu o travo sabor da derrota chegando a jogar com: F.C.Porto, Boavista, Vilanovense, Academico do Porto, entre tantos outros, tudo no biénio 1924 - 1925, chegando inclusive a ser o clube numero 1, na fundação da Associação de Futebol de Aveiro em Setembro de 1924, juntamente com mais 11 equipas: Espinho, Sanjoanense, Ovarense, Galitos de Aveiro, Fogueirense, Recreio Artistico de Aveiro, Anadia, Bustelo, Sport Oliveirense, União Oliveirense e Sport Beira -Mar. Foi entre 5 equipas o responsável do primeiro campeonato de futebol de Aveiro na época 24 -25, ficando em segundo lugar, sendo vencedor o SP. Espinho. Quando tudo parecia correr bem, com a saída dum dos fundadores do clube e também presidente da junta, Joaquim Macedo, a nova Junta Republicana decidiu tornar os terrenos do campo de utilidade pública, que eram da pertença da Junta, começando um braço de ferro que duraria até 1929, acelerou o fim do clube, este deixou de praticar o futebol e assim a freguesia ficou sem a prática de qualquer desporto.
Com o desaparecimento do clube neste período os atletas filiaram-se nos clubes vizinhos, contribuindo para os êxitos contínuos do Sp. Espinho que foi campeão do campeonato anos seguidos, sem adversários á altura e por essa razão este clube tinha inúmeros adeptos da nossa freguesia.

1 comentário:

eduardo da rocha disse...

existe uma gralha correspondente ao ano de inauguração do campo ... em vez de março é maio de 1924.